Análise: Ideias Católicas no Brasil, Dom Odilão Moura
Dom Odilão Moura – OSB
A perspectiva libertária tem dominado o campo das discussão a respeito da historiografia eclesiástica na América Latina. E o caso do Brasil não tem sido uma exceção. Isso ocorre devido a uma nítida carência de obras históricas sobre o desenvolvimento do pensamento católico em nosso país a partir de perspectivas metodológicas independentes da abordagem libertária.
Nessa sentido, o trabalho de Dom Odilão Moura constitui uma valiosa contribuição para a discussão do tema. Embora o autor diga não pretender exaurir o assunto, seu livro contém uma valiosa documentação para quem pretenda aprofundar-se na pesquisa, além de uma lúcida crítica a respeito de um amplo leque temático.
Merece destaque na obra sua proposta de periodização:
1. [1889-1921] – Período de Definição Doutrinária e de Reação Polêmica
2. [1921-1962] – Período de Aprofundamento Doutrinário e de Penetração do Pensamento Católico na Sociedade
3. [1962] – Período de Diálogo Acomodatício e Eclético
As datas referenciais são:
1889 – A Proclamação da República
1921 – A chegada de Dom Leme como Arcebispo Coadjutor do Rio de Janeiro
1962 – Início do Concílio Vaticano II
Um grande destaque da obra é a atenção que Dom Odilão dedica a nomes significativos do pensamento católico brasileiro como Dom Macedo Costa, Pe. Júlio Maria, Pe. João Gualberto, Monsenhor Sentroul, Dom Leme, Pe. Penido, Pe. Leonel Franca, Dom Tomás Keller, Alceu Amoroso Lima, Gustavo Corção e Jackson de Figueiredo, dispondo a cada personalidade um capítulo inteiro. Além disso, chama a atenção o capítulo específico sobre o Centro Dom Vital. Cada capítulo não só explora a biografia e as ideias, mas também oferece ao final uma breve bibliografia, o que facilita a pesquisa para aqueles interessados.
Outro ponto importante é o fato de Dom Odilão abordar de frente aquilo que denominou de Grande Crise da Igreja. Ele não tem receio em afirmar claramente que durante o “período de diálogo acomodatício e eclético” que se seguiu ao Concílio Vaticano II a Igreja acabou mergulhando em um período profundamente nebuloso e confuso. Curiosamente, ao assinalar o advento de interpretações conciliares destoantes da fé, ele acaba antecipando a crítica que mais tarde seria feita por Bento XVI ao definir o mesmo fenômeno com o nome de "hermenêuticas de ruptura".
Nos diz Dom Odilão Moura: “Este livro visa, justamente, despertar a atenção dos nossos católicos para um passado prenhe de vida cristã consciente e coerente, não muito remoto, que eles desprezam, sem perceberem a preciosidade daquilo que perdem”
Infelizmente não se pode dizer que o livro tenha conseguido atingir tal objetivo. Buscamos aqui, portanto, uma nova tentativa de colocar esta obra no lugar de destaque que merece em nossos seminários e faculdades.
ESTRUTURA DA OBRA
Primeira Parte – Período de Definição Doutrinária e de Reação Polêmica (1889 - 1921)
Capítulo I – Diretrizes do Pensamento da Igreja na Época
Capítulo II – A Mentalidade Católica Brasileira na Época
Capítulo III – O Fenômeno Republicano e a Reação Católica
Capítulo IV – D. Antônio de Macedo Costa (1830-1891)
Capítulo V – Padre Júlio Maria (1850-1916)
Capítulo VI – Padre João Gualberto do Amaral (1873-1948)
Capítulo VII – Os Grandes Apologistas Leigos do Rio de Janeiro
Capítulo VIII – O Pensamento Católico em São Paulo. Polêmica com um Positivista
Capítulo IX – A Atuação Cultural dos Beneditinos. D. Miguel Kruse. A Faculdade de Filosofia de São Bento.
Capítulo X – Monsenhor Sentroul
Capítulo XI – Os Grandes Apologistas Leigos Paulistas
Capítulo XII – O Pensamento Católico do Rio Grande do Sul. A Influência Positivista. A Atuação Cultural dos Jesuítas.
Segunda Parte – Período de Aprofundamento Doutrinário e de Penetração do Pensamento Católico na Sociedade (1921-1962)
Capítulo I – Características Gerais deste Período
Capítulo II – As Relações Igreja-Estado
Capítulo III – As Linhas do Pensamento Católico na Época
Capítulo IV – As Correntes do Pensamento Católico Brasileiro de 1921 a 1962
Capítulo V – A Personalidade Ímpar de Dom Leme
Capítulo VI – O Centro Dom Vital
Capítulo VII – Padre Penido, o Pensador Católico no Brasil
Capítulo VIII – Padre Leonel Franca S.J.
Capítulo IX – D. Tomás Keller O.S.B (1904-1962)
Capítulo X – Jackson de Figueiredo (1891-1928)
Capítulo XI – Alceu Amoroso Lima
Capítulo XII – Gustavo Corsão
Capítulo XIII – A P.U.C, do Rio de Janeiro
Capítulo XIV – O Pensamento Católico em São Paulo
Capítulo XV – O Pensamento Católico no Rio Grande do Sul e no Paraná
Capítulo XVI – O Pensamento Católico em Minas Gerais
Terceira Parte – Período de Diálogo Acomodatício e Eclético
Capítulo I – Características Gerais deste Período
Capítulo II – Concílio Vaticano II e o seu Significado
Capítulo III – A Hierarquia Brasileira neste Período
Capítulo IV – O Governo da Chamada Revolução e a Igreja
Capítulo V – A Grande Crise da Igreja e as Tendências de Pensamento
Capítulo VI – Os Intelectuais Católicos no Rio de Janeiro
Capítulo VII – O Pensamento Católico em São Paulo
Capítulo VIII – Manifestações Opostas de Pensamento no Catolicismo Mineiro