Análise: Ideias Católicas no Brasil, Dom Odilão Moura

 



Análise: Ideias Católicas no Brasil: Direções do pensamento católico do Brasil no séc. XX

Dom Odilão Moura – OSB


A perspectiva libertária tem dominado o campo das discussão a respeito da historiografia eclesiástica na América Latina. E o caso do Brasil não tem sido uma exceção. Isso ocorre devido a uma nítida carência de obras históricas sobre o desenvolvimento do pensamento católico em nosso país a partir de perspectivas metodológicas independentes da abordagem libertária.

Nessa sentido, o trabalho de Dom Odilão Moura constitui uma valiosa contribuição para a discussão do tema. Embora o autor diga não pretender exaurir o assunto, seu livro contém uma valiosa documentação para quem pretenda aprofundar-se na pesquisa, além de uma lúcida crítica a respeito de um amplo leque temático.

Merece destaque na obra sua proposta de periodização:

1. [1889-1921] – Período de Definição Doutrinária e de Reação Polêmica 

2. [1921-1962] – Período de Aprofundamento Doutrinário e de Penetração do Pensamento Católico na Sociedade 

3. [1962] – Período de Diálogo Acomodatício e Eclético

As datas referenciais são:

1889 – A Proclamação da República

1921 – A chegada de Dom Leme como Arcebispo Coadjutor do Rio de Janeiro

1962 – Início do Concílio Vaticano II

Um grande destaque da obra é a atenção que Dom Odilão dedica a nomes significativos do pensamento católico brasileiro como Dom Macedo Costa, Pe. Júlio Maria, Pe. João Gualberto, Monsenhor Sentroul, Dom Leme, Pe. Penido, Pe. Leonel Franca, Dom Tomás Keller, Alceu Amoroso Lima, Gustavo Corção e Jackson de Figueiredo, dispondo a cada personalidade um capítulo inteiro. Além disso, chama a atenção o capítulo específico sobre o Centro Dom Vital. Cada capítulo não só explora a biografia e as ideias, mas também oferece ao final uma breve bibliografia, o que facilita a pesquisa para aqueles interessados.

Outro ponto importante é o fato de Dom Odilão abordar de frente aquilo que denominou de Grande Crise da Igreja. Ele não tem receio em afirmar claramente que durante o “período de diálogo acomodatício e eclético” que se seguiu ao Concílio Vaticano II  a Igreja acabou mergulhando em um período profundamente nebuloso e confuso. Curiosamente, ao assinalar o advento de interpretações conciliares destoantes da fé, ele acaba antecipando a crítica que mais tarde seria feita por Bento XVI ao definir o mesmo fenômeno com o nome de "hermenêuticas de ruptura". 

Nos diz Dom Odilão Moura: “Este livro visa, justamente, despertar a atenção dos nossos católicos para um passado prenhe de vida cristã consciente e coerente, não muito remoto, que eles desprezam, sem perceberem a preciosidade daquilo que perdem”

Infelizmente não se pode dizer que o livro tenha conseguido atingir tal objetivo. Buscamos aqui, portanto, uma nova tentativa de colocar esta obra no lugar de destaque que merece em nossos seminários e faculdades.


ESTRUTURA DA OBRA


Primeira Parte – Período de Definição Doutrinária e de Reação Polêmica (1889 - 1921)

Capítulo I – Diretrizes do Pensamento da Igreja na Época 

Capítulo II – A Mentalidade Católica Brasileira na Época 

Capítulo III – O Fenômeno Republicano e a Reação Católica

Capítulo IV – D. Antônio de Macedo Costa (1830-1891)

Capítulo V – Padre Júlio Maria (1850-1916)

Capítulo VI – Padre João Gualberto do Amaral (1873-1948)

Capítulo VII – Os Grandes Apologistas Leigos do Rio de Janeiro 

Capítulo VIII – O Pensamento Católico em São Paulo. Polêmica com um Positivista

Capítulo IX – A Atuação Cultural dos Beneditinos. D. Miguel Kruse. A Faculdade de Filosofia de São Bento.

Capítulo X – Monsenhor Sentroul

Capítulo XI – Os Grandes Apologistas Leigos Paulistas 

Capítulo XII – O Pensamento Católico do Rio Grande do Sul. A Influência Positivista. A Atuação Cultural dos Jesuítas.


Segunda Parte – Período de Aprofundamento Doutrinário e de Penetração do Pensamento Católico na Sociedade (1921-1962)

Capítulo I – Características Gerais deste Período

Capítulo II – As Relações Igreja-Estado

Capítulo III – As Linhas do Pensamento Católico na Época

Capítulo IV – As Correntes do Pensamento Católico Brasileiro de 1921 a 1962

Capítulo V – A Personalidade Ímpar de Dom Leme

Capítulo VI – O Centro Dom Vital 

Capítulo VII – Padre Penido, o Pensador Católico no Brasil 

Capítulo VIII – Padre Leonel Franca S.J.

Capítulo IX – D. Tomás Keller O.S.B (1904-1962)

Capítulo X – Jackson de Figueiredo (1891-1928)

Capítulo XI – Alceu Amoroso Lima

Capítulo XII – Gustavo Corsão 

Capítulo XIII – A P.U.C, do Rio de Janeiro

Capítulo XIV – O Pensamento Católico em São Paulo

Capítulo XV – O Pensamento Católico no Rio Grande do Sul e no Paraná

Capítulo XVI – O Pensamento Católico em Minas Gerais


Terceira Parte – Período de Diálogo Acomodatício e Eclético

Capítulo I – Características Gerais deste Período

Capítulo II – Concílio Vaticano II e o seu Significado

Capítulo III – A Hierarquia Brasileira neste Período

Capítulo IV – O Governo da Chamada Revolução e a Igreja

Capítulo V – A Grande Crise da Igreja e as Tendências de Pensamento 

Capítulo VI – Os Intelectuais Católicos no Rio de Janeiro

Capítulo VII – O Pensamento Católico em São Paulo 

Capítulo VIII – Manifestações Opostas de Pensamento no Catolicismo Mineiro


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